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AVALIAÇÃO SISTEMATIZADA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA

Autor: Alessandra Kimie Matsuno
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  • Introdução

A abordagem sistemática para avaliação e tratamento de crianças atendidas na emergência é essencial e enfatizada em todos os programas de treinamento de Suporte Avançado de Vida. Especialmente na pediatria, o reconhecimento e a intervenção precoce de situações clínicas potencialmente graves podem ser decisivos no prognóstico dessas crianças.1–4

Enquanto no adulto a parada cardíaca súbita é um evento comum, na pediatria, geralmente, é precedido de situações clínicas de diversas etiologias que levam à insuficiência respiratória e/ou ao choque. Esses problemas, se não forem reconhecidos e tratados, levam à falência cardiopulmonar, que, por sua vez, leva à parada cardíaca.1–4

Quando a parada cardíaca ocorre, sua evolução é pior do que a da parada respiratória, que apresenta sobrevida em torno de 70%. Na parada cardíaca, a sobrevida é de, aproximadamente, 27% dentro do hospital, e de 5 a 12% fora do hospital.1–6

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de:

 

  • reconhecer a importância da avaliação pediátrica sistematizada em emergência pediátrica;
  • identificar os conceitos básicos da impressão inicial e avaliação primária, secundária e terciária(diagnóstica) na avaliação sistematizada em medicina de emergência pediátrica;
  • definir o princípio da avaliação sistematizada na emergência (avaliar, identificar e intervir);
  • distinguir as abordagens ABCDE e CABDE na avaliação sistematizada em medicina de emergência pediátrica.

 

  • Esquema conceitual
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