- Introdução
O profissional de saúde atua com frequência em emergências de grande magnitude, que exigem um certo grau de preparo de todos os envolvidos na resposta para que não haja desperdício de tempo nem de recursos. O Sistema de Comando de Incidentes (SCISistema de Comando de Incidentes) ou Incident Command System (ICSIncident Command System) é a ferramenta que possibilita um gerenciamento objetivo desse tipo de emergência.
No decorrer deste capítulo, serão apresentados conceitos, princípios e características do SCISistema de Comando de Incidentes que permitam ao profissional de saúde uma integração efetiva. Serão mostrados os papéis e as responsabilidades de algumas funções exercidas dentro de uma emergência e, de forma específica, as dos profissionais de saúde. Tal conhecimento favorece a atuação desse profissional em qualquer cenário onde seja relevante ou imprescindível.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de:
- definir o SCISistema de Comando de Incidentes e seus propósitos;
- identificar as características e os princípios básicos do SCISistema de Comando de Incidentes;
- descrever o papel do comandante do incidente (CIcomandante do incidente);
- identificar os componentes do estafe-geral de uma emergência e seus papéis;
- descrever as instalações padronizadas utilizadas em uma emergência;
- reconhecer as principais responsabilidades comuns a todos os respondedores e aquelas específicas dos profissionais de saúde em uma emergência;
- descrever os oito passos do primeiro respondedor.
- Esquema conceitual