Entrar

CLASSIFICAÇÃO BETHESDA PARA LAUDOS CITOPATOLÓGICOS DE TIROIDE — ATUALIZAÇÃO APÓS UMA DÉCADA DE APLICAÇÃO

Autor: Teresa Cristina Santos Cavalcanti
epub_All_Artigo1
  • Introdução

A punção aspirativa com agulha fina (PAAFpunção aspirativa com agulha fina) é um método diagnóstico consagrado pela comunidade científica desde sua introdução, sendo ainda o melhor método de triagem para pacientes portadores de nódulos ou de massas tiroidianas.

Por sua vez, desde 2007, vem sendo usado o sistema Bethesda para laudos citopatológicos de tiroide (SBLCPTsistema Bethesda para laudos citopatológicos de tiroide) para triagem de pacientes portadores de nódulos ou de massas tiroidianas com ampla aceitação por parte da comunidade médico-científica. Em 2015 o uso desse sistema foi endossado pela American Thyroid Association (ATAAmerican Thyroid Association). No entanto, ao longo dos quase 10 anos desde sua introdução, uma série de eventos — como o acesso a testes moleculares, a reclassificação de entidades neoplásicas e até a descrição de novas lesões — passou a exigir a reavaliação e a atualização do sistema.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer as categorias diagnósticas do SBLCPTsistema Bethesda para laudos citopatológicos de tiroide;
  • identificar as categorias diagnósticas de acordo com o RMrisco de malignidade associado;
  • assimilar as propostas de modificação da classificação e as alterações em RMrisco de malignidade, em função da aplicação de métodos moleculares e da descrição ou reclassificação de entidades patológicas novas ou previamente existentes.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login