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CLASSIFICAÇÃO DA PARALISIA CEREBRAL

Autores: Cláudia Alcântara de Torre, Raquel de Paula Carvalho
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  • Introdução

A paralisia cerebral (PCparalisia cerebral) compreende um grupo de distúrbios permanentes no desenvolvimento da postura e do movimento, causando limitação das atividades. Essa condição é causada por lesões não progressivas que ocorreram no cérebro imaturo, ou seja, durante o período fetal ou no início da infância.1

Os distúrbios motores presentes na PCparalisia cerebral são frequentemente acompanhados de deficiências sensoriais, cognitivas, perceptuais, comunicativas, comportamentais.1 Além disso, indivíduos com PCparalisia cerebral geralmente são acometidos por crises convulsivas e problemas musculoesqueléticos secundários.1

A definição de PCparalisia cerebral, considerada a mais recente, compreende uma grande variedade de etiologias, manifestações, gravidades, prognósticos e morbidades associadas que têm em comum o distúrbio do movimento.2,3

A lesão existente nos casos de PCparalisia cerebral acontece no período em que a criança está em fase de maturação do encéfalo, especialmente nos primeiros dois ou três anos de vida,1 comprometendo a aquisição de habilidades motoras. Como resultado, há diminuição no repertório motor da criança, o que pode interferir em sua funcionalidade, impedindo a realização de atividades comumente observadas em crianças de mesma faixa etária.

Este artigo pretende apresentar ao leitor os tipos de PCparalisia cerebral, de acordo com o distúrbio motor e suas características. Com isso, busca-se possibilitar a classificação adequada de crianças e adolescentes com PCparalisia cerebral, contribuindo para a avaliação a ser realizada no amplo espectro das características dessa população.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer os diferentes tipos de PCparalisia cerebral;
  • explicar os tipos de PCparalisia cerebral de acordo com a natureza e o tipo do distúrbio motor;
  • diferenciar os tipos de PCparalisia cerebral de acordo com a distribuição anatômica ou topográfica da PCparalisia cerebral;
  • utilizar as classificações internacionais segundo as habilidades motoras funcionais das crianças e dos adolescentes com PCparalisia cerebral;
  • identificar as deficiências associadas à PCparalisia cerebral.
  • Esquema conceitual
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