- Introdução
Após a lesão medular (LMlesão medular), os pacientes necessitam não apenas reaprender como executar algumas tarefas com a musculatura preservada, mas também incorporar os dispositivos auxiliares, como a cadeira de rodas, ao seu novo esquema corporal. Assim, os estudos sobre as tecnologias virtuais disponíveis na atualidade procuram auxiliar esse processo, com o intuito de facilitar a reinserção do indivíduo no seu contexto social.1
Para a reinserção do paciente na sociedade, é importante o apoio de uma equipe multidisciplinar com finalidades bem-estabelecidas a curto, médio e longo prazo, evitando complicações secundárias e melhorando a qualidade de vida dessa população. Tal abordagem está alinhada com os objetivos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMSOrganização Mundial da Saúde).2
A fisioterapia neurofuncional buscará o desenvolvimento das capacidades remanescentes do paciente com traumatismo raquimedular (TRMtraumatismo raquimedular), permitindo que ele alcance sua melhor condição funcional, reintegração familiar e comunitária, retornando à sua participação social, como ir à escola, à faculdade, à igreja, à academia, etc.
A terapia por realidade virtual (TRVterapia por realidade virtual) pode ser considerada uma ferramenta para potencializar a recuperação de pessoas com TRMtraumatismo raquimedular. Um grande desafio em relação ao seu uso é transformar os jogos recreativos em um instrumento útil na fisioterapia neurofuncional.
O objetivo deste artigo é apresentar o efeito da TRVterapia por realidade virtual na melhora do controle de tronco em indivíduos com TRMtraumatismo raquimedular, destacando evidências publicadas na literatura e os desafios da reabilitação desses pacientes.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- revisar a fundamentação teórica da TRVterapia por realidade virtual;
- contextualizar o cenário da TRVterapia por realidade virtual na comunidade acadêmica;
- reconhecer o papel da TRVterapia por realidade virtual como ferramenta da fisioterapia neurofuncional;
- identificar os protocolos atuais e a sua aplicabilidade clínica.
- Esquema conceitual