Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- compreender a importância da utilização de dados em saúde mental de adolescentes;
- entender as possibilidades de intervenções nas terapias cognitivo-comportamentais (TCC);
- identificar as evidências das TCC como intervenção em saúde mental de adolescentes;
- conhecer as melhores práticas das TCC para intervir na saúde mental de adolescentes.
Esquema conceitual
Introdução
No domínio da saúde dos adolescentes, a integração de abordagens baseadas em dados tornou-se cada vez mais importante no desenvolvimento de estratégias eficazes para compreender, diagnosticar e tratar problemas de saúde mental. As práticas baseadas em evidências, como as Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC), surgiram como ferramentas cruciais nesse esforço.
Os dados, sob a forma de resultados de investigações, avaliações clínicas e avaliações dos resultados do tratamento, servem de bússola para orientar os profissionais no fornecimento de intervenções adaptadas aos adolescentes.
Este capítulo analisa o papel fundamental dos dados como fundamentação de intervenções em saúde mental para adolescentes, com base na abordagem das TCC, identificando desafios atuais e apontando caminhos para futuras pesquisas e intervenções.