- Introdução
A paralisia cerebral (PCparalisia cerebral) é a condição de saúde mais conhecida como causa de incapacidade física em crianças, ocasionando limitação da funcionalidade e restrição para a realização das atividades da vida diária (AVDatividades da vida diária). Além disso, a doença atua como barreira na participação na sociedade, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde).1,2
Com o propósito de amenizar as deficiências motoras para a realização de tarefas funcionais, o fisioterapeuta assume papel fundamental na condução da intervenção, por meio da habilidade em posicionar suas mãos corretamente no corpo da criança, utilizando a informação sensorial e proprioceptiva para possibilitar a facilitação da realização dos movimentos. Os manuseios terapêuticos em crianças com PCparalisia cerebral interferem positiva e diretamente no processo de reabilitação e desenvolvimento dessa população.3
Este capítulo pretende apresentar alguns dos principais manuseios que podem ser utilizados na intervenção fisioterapêutica em crianças com PCparalisia cerebral, destacando o recurso utilizado, a posição do paciente e do fisioterapeuta, a descrição do manuseio, a direção do movimento e seus principais objetivos.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- discorrer sobre a definição da PCparalisia cerebral e seus fatores de risco;
- reconhecer o quadro clínico da PCparalisia cerebral;
- identificar e classificar a função motora grossa e as habilidades manuais de crianças com PCparalisia cerebral;
- reconhecer os princípios da avaliação fisioterapêutica na criança com PCparalisia cerebral;
- identificar os princípios do conceito neuroevolutivo Bobath;
- reconhecer e aplicar alguns manuseios que podem ser utilizados na intervenção fisioterapêutica em crianças com PCparalisia cerebral.
- Esquema conceitual