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CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: AVALIAÇÃO E TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO FUNDAMENTADO NO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH

Autores: Érica Cesário Defilipo, Maria Terezinha Baldessar Golineleo, Paula Silva de Carvalho Chagas, Natalia Trindade de Souza , Mariana Cristina Palermo Ferreira, Alessa Sin Singer Brugiolo
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  • Introdução

A paralisia cerebral (PCparalisia cerebral) é a condição de saúde mais conhecida como causa de incapacidade física em crianças, ocasionando limitação da funcionalidade e restrição para a realização das atividades da vida diária (AVDatividades da vida diária). Além disso, a doença atua como barreira na participação na sociedade, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde).1,2

Com o propósito de amenizar as deficiências motoras para a realização de tarefas funcionais, o fisioterapeuta assume papel fundamental na condução da intervenção, por meio da habilidade em posicionar suas mãos corretamente no corpo da criança, utilizando a informação sensorial e proprioceptiva para possibilitar a facilitação da realização dos movimentos. Os manuseios terapêuticos em crianças com PCparalisia cerebral interferem positiva e diretamente no processo de reabilitação e desenvolvimento dessa população.3

Este capítulo pretende apresentar alguns dos principais manuseios que podem ser utilizados na intervenção fisioterapêutica em crianças com PCparalisia cerebral, destacando o recurso utilizado, a posição do paciente e do fisioterapeuta, a descrição do manuseio, a direção do movimento e seus principais objetivos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discorrer sobre a definição da PCparalisia cerebral e seus fatores de risco;
  • reconhecer o quadro clínico da PCparalisia cerebral;
  • identificar e classificar a função motora grossa e as habilidades manuais de crianças com PCparalisia cerebral;
  • reconhecer os princípios da avaliação fisioterapêutica na criança com PCparalisia cerebral;
  • identificar os princípios do conceito neuroevolutivo Bobath;
  • reconhecer e aplicar alguns manuseios que podem ser utilizados na intervenção fisioterapêutica em crianças com PCparalisia cerebral.

 

  • Esquema conceitual
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