Entrar

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM CASOS DE HEMORRAGIA

Autor: Fabiane Pertille
epub-BR-PROENF-SA-C15V2_Artigo3

Introdução

As intercorrências clínicas, cirúrgicas ou situações de emergência oriundas de quadros de hemorragias são comuns nos serviços de atendimento em saúde. Podem se apresentar como causa base da situação de atendimento ou, ainda, cursar como uma consequência de outros agravos a órgãos nobres e sistemas orgânicos. Em todos os casos, necessitam de abordagem diagnóstica e medidas terapêuticas, visando à sua contenção e ao equilíbrio hemodinâmico.

Os efeitos gerados a partir de um quadro hemorrágico desencadeiam alterações vasculares, metabólicas e celulares, que, a depender da gravidade do sangramento, podem comprometer as funções vitais do organismo, gerando risco à vida.

Os quadros hemorrágicos de origem gastrintestinal apresentam-se como uma situação clínica com incidência frequente e que exige medidas de suporte clínicas, cirúrgicas e, por vezes, de terapia intensiva, além de diferentes estratégias diagnósticas. A equipe de enfermagem participa ativamente de todas as etapas de atendimento ao paciente, tendo em seu processo de trabalho um diferencial para o cuidado.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • avaliar os principais tipos de hemorragias;
  • revisar a sistematização de enfermagem em casos de hemorragia;
  • identificar os cuidados de enfermagem em situações de hemorragias.

Esquema conceitual

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login