Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

CUIDADOS NUTRICIONAIS NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Autores: Fernanda Mattos, Hilana Paiva
epub-BR-PRONUTRI-C13V3_Artigo

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer a definição de hipertensão arterial sistêmica (HAS);
  • relacionar a HAS com a obesidade e o sobrepeso;
  • identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento e à progressão de doenças cardiovasculares (DCVs);
  • reconhecer a importância de cuidados e recomendações nutricionais específicas para indivíduos com HAS;
  • discutir a dietoterapia adequada nos âmbitos preventivo e terapêutico da HAS, de forma individualizada, prevenindo desfechos desfavoráveis.

Esquema conceitual

Introdução

A HAS se destaca como um importante problema de saúde pública, em razão da prevalência elevada e do controle complexo. Trata-se de uma doença que favorece significativamente o desenvolvimento de outras DCVs e condições clínicas diversas, como alterações na retina, doença renal crônica, infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC). Com isso, a HAS é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo.

Vários fatores de risco estão implicados na etiologia da HAS. Dentre eles, o excesso de peso corporal e o consumo excessivo de álcool, sódio e alimentos ultraprocessados requerem uma especial atenção por parte dos profissionais da saúde, além de conhecimento para o manejo eficaz.

Este capítulo busca propagar conhecimento atualizado acerca da HAS, bem como nortear a conduta nutricional diante de pacientes que apresentem o diagnóstico médico ou sintomas típicos da doença, a fim de lhes garantir um tratamento adequado e uma melhor qualidade de vida. Serão abordadas estratégias nutricionais como as dietas dietary approaches to stop hypertension (DASH), mediterrânea, mediterranean–DASH intervention for neurodegenerative delay (MIND) e vegetariana, incluindo suas recomendações de macro e micronutrientes.

×