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DÉFICIT COGNITIVO

Autor: Regina Célia Beltrão Duarte
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  • Introdução

A cognição é o ato ou processo de aquisição de conhecimento que ocorre por meio de percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.1

O déficit cognitivo é um termo geralmente utilizado para descrever o déficit da função intelectual (retardo mental).1 O retardo mental é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes.2 O termo “retardo mental” foi substituído por “deficiência mental” e, mais recentemente, por “deficiência intelectual” (DIdeficiência intelectual).3 O conceito de DIdeficiência intelectual foi modificado por vários anos, com inúmeras definições e terminologia, como oligofrenia, retardo mental e deficiência mental.

Segundo Krynskis e colaboradores,4 a DIdeficiência intelectual possui um espectro complexo de quadros clínicos decorrentes de diferentes etiologias e se caracteriza pelo desenvolvimento intelectual insuficiente.

A definição de retardo mental/DIdeficiência intelectual está baseada nos sistemas de classificação apresentados a seguir:

 

  • a American Association on Mental Retardation (AAMRAmerican Association on Mental Retardation), que tem sede em Washington e foi criada em 1876, apresenta um amplo estudo sobre deficiência mental, delineando conceitos, classificações, modelos teóricos e orientações para intervenções em diversas áreas. A AAMRAmerican Association on Mental Retardation define o retardo mental como uma deficiência que se caracteriza por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expressas nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos 18 anos de idade;5
  • segundo o Código Internacional de Doenças 10 (CID-10Código Internacional de Doenças 10), a DIdeficiência intelectual corresponde ao retardo mental. A medida do quociente de inteligência (QIquociente de inteligência) é o aspecto mais importante para definir a deficiência, e, com base nesse índice, é aplicado o seguinte sistema de classificação:6-8
    • retardo mental leve (F 70);
    • retardo mental moderado (F71);
    • retardo mental grave (F72);
    • retardo mental profundo (F73).

    Apesar de inúmeras críticas ao esquema de normatização e avaliação da inteligência, o critério estatístico para fins práticos de classificação do retardo mental proposto pela OMSOrganização Mundial de Saúde é demonstrado a seguir:

    • retardo mental leve: QIquociente de inteligência 50-70% (o QIquociente de inteligência de 70% é a média apresentada pela população);
    • retardo mental moderado: QIquociente de inteligência 36-50%;
    • retardo mental grave: QIquociente de inteligência 20-35%;
    • retardo mental profundo: QIquociente de inteligência < 20%.
  • o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) encontra-se na 5ª revisão e apresenta as seguintes definições de retardo mental (deficiência mental), conforme suas mais recentes versões:3,6,9
    • DSM-IV-TR (revisão de texto): definição de deficiência mental “funcionamento intelectual abaixo da média (QIquociente de inteligência de 70) ou inferior, com início antes dos 18 anos de vida e déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo;
    • DSM-5: retardo mental é descrito como deficiência intelectual, com início no período do desenvolvimento, com déficits funcionais tanto intelectuais quanto adaptativos nos domínios conceitual, social e prático.
    • Os déficits nas funções intelectuais são confirmados por avaliação clínica e testes de inteligência padronizados e individualizados. Os déficits adaptativos limitam o funcionamento de uma ou mais atividades diárias, comprometendo a comunicação e o aspecto social, com repercussões nos diversos ambientes: casa, escola e trabalho.3,6,9

A inteligência10,11 é uma habilidade mental geral. Inclui raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, aprendizagem rápida e a partir de experiências.

Em 1968, a Organização Mundial de Saúde (OMSOrganização Mundial de Saúde) introduziu 4 níveis para deficiência mental, modificados mais recentemente pelo DSM-IV-TR. Os termos débil mental, imbecil e idiota caíram em desuso devido à conotação pejorativa, sendo então classificados em retardo mental leve (QIquociente de inteligência entre 50-55 até 70%); moderado (QIquociente de inteligência entre 35 a 40% até 50%); grave (QIquociente de inteligência entre 20 a 35%) e profundo (QIquociente de inteligência inferior a 20%).

O comportamento adaptativo10-12 é a reunião de habilidades conceituais, sociais e práticas que foram aprendidas pelas pessoas para funcionarem em suas vidas diárias.

São exemplos de habilidades adaptativas:

 

  • conceituais: linguagem (receptiva e expressiva), leitura e escrita, conceitos de dinheiro e autodirecionamento;
  • sociais: relação interpessoal, responsabilidade, autoestima, seguimento de regras, obediência às leis, credibilidade;
  • práticas: atividades de vida diária, como comer, usar o banheiro (usar o toalete e tomar banho), vestir-se, controlar os esfíncteres e locomover-se; atividades instrumentais da vida diária, como preparar refeições, cuidar da casa, tomar remédios, lidar com o dinheiro, usar telefones, fazer compras.

No DSM-5 o retardo mental é substituído por deficiência intelectual. O critério de QIquociente de inteligência não é a característica central do diagnóstico. O diagnóstico é baseado no nível das funções adaptativas nos domínios social, conceitual e habilidades práticas. Há 4 níveis de severidade: leve, moderado, grave e profundo, baseado nos três domínios do comportamento adaptativo.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • identificar a DIdeficiência intelectual;
  • identificar os prováveis fatores etiológicos da DIdeficiência intelectual;
  • indicar o tratamento da DIdeficiência intelectual com equipe multidisciplinar.
  • Esquema conceitual
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