- Introdução
A pneumonia consiste na inflamação do parênquima pulmonar, geralmente de causa infecciosa, viral ou bacteriana.
Eventualmente, a pneumonia pode ser causada por outros microrganismos, reação a drogas, processos autoimunes ou ser secundária à aspiração pulmonar. Quando o processo inflamatório atinge os brônquios, é referida como broncopneumonia.
Do ponto de vista clínico, a pneumonia manifesta-se pela presença de sinais e sintomas de infecção das vias aéreas inferiores associada a infiltrados pulmonares na radiografia de tórax.1 Na prática e na literatura médica, muitas vezes, a pneumonia é denominada infecção aguda das vias aéreas inferiores em função da dificuldade de se obter uma radiografia de tórax para confirmação do infiltrado pulmonar na maior parte das circunstâncias.1,2 Entretanto, justamente por causa dessas circunstâncias, é que outras doenças pediátricas comuns, especialmente a bronquiolite viral aguda, acabam por ser abarcadas por essa definição.
Quando a pneumonia está presente em uma criança previamente hígida que adquire a infecção fora de um ambiente hospitalar, é chamada de pneumonia adquirida na comunidade (PACpneumonia adquirida na comunidade). Quando ocorre após 48 horas da admissão hospitalar, é denominada pneumonia adquirida no hospital (PAH).1 Porém, dentro desse conceito, o tempo de incubação médio característico de cada germe deve ser considerado.
A PACpneumonia adquirida na comunidade é uma causa mundialmente frequente de morbidade e mortalidade, especialmente em crianças menores de 5 anos, mesmo em países industrializados.3 Na Europa, a incidência de PACpneumonia adquirida na comunidade é de, aproximadamente, 33/10.000 entre 0 e 5 anos e 14,5/10.000 entre 0 e 16 anos.2 Nos países em desenvolvimento, a incidência de PACpneumonia adquirida na comunidade em crianças menores de 5 anos é de 0,29 por criança/ano, com mortalidade de 1,3 a 2,6%. Estima-se que a PACpneumonia adquirida na comunidade seja responsável por 20% das mortes de crianças jovens, com 2 milhões de mortes por ano.4
No Brasil, as infecções respiratórias agudas (IRAinfecção respiratória agudas), incluindo pneumonias, constituem a segunda causa de óbito em crianças menores de 5 anos.4
Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor seja capaz de:
- identificar os sintomas e sinais associados à PACpneumonia adquirida na comunidade;
- identificar os sinais de gravidade da pneumonia;
- reconhecer os fatores de risco para internação hospitalar por pneumonia;
- identificar as alterações radiológicas associadas à pneumonia;
- reconhecer as opções terapêuticas adequadas a cada caso, os medicamentos e as doses utilizadas no tratamento das pneumonias.
- Esquema conceitual