- Introdução
Durante muito tempo, lesões de etiologia e evolução diferentes foram denominadas ”hemangiomas” ou “angiomas” e diferenciadas entre si pela designação “plano”, “racemoso”, “em morango”, “cavernoso”. Tal denominação, por ser inespecífica e inadequada, deve ser evitada, pois causa grande confusão entre as diversas especialidades médicas e, principalmente, junto aos pais.
É de extrema importância o conhecimento da classificação das lesões vasculares e dos seus possíveis tratamentos e complicações. O hemangioma é o tumor vascular mais frequente na infância, com história clínica muito característica, com aparecimento ao nascimento como uma lesão precursora, com crescimento muito rápido nos primeiros meses, mais lento até 1 ano e período de autoinvolução muito lento. Atualmente seu principal tratamento é com o propranolol.
Outros tumores vasculares possuem apresentação clínica e evolução diferentes, não respondem ao propranolol e podem ter complicações. As malformações vasculares não regridem espontaneamente e geralmente necessitam de tratamento diferenciado (infiltração, medicações e/ou cirurgia).
LEMBRAR
Termos como “hemangioma cavernoso”, “plano”, “tuberoso” e “em morango” não devem ser mais utilizados.
Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.
- Objetivos
O objetivo deste artigo é apresentar as principais diferenças entre os tumores e as malformações vasculares, com base nas suas características clínicas e evolutivas que permitam o correto diagnóstico, bem como apresentar os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis para o seu correto manejo, além de proporcionar o reforço do aprendizado com a apresentação de casos clínicos e questões comentadas.
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- reconhecer a história clínica típica do HIhemangioma da infância e seu tratamento de eleição;
- reconhecer as características dos demais tumores vasculares, suas possíveis complicações e manejo;
- diferenciar os tumores das malformações vasculares e indicar seus possíveis tratamentos.
- Esquema conceitual