Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer a artrite idiopática juvenil (AIJ);
- conceituar a síndrome de ativação macrofágica (SAM);
- listar as principais causas de SAM, identificando suas características clínicas e laboratoriais;
- descrever as características clínicas e laboratoriais da febre reumática (FR);
- discutir o diagnóstico e o manejo das descompensações de pacientes com FR, síndrome do anticorpo fosfolípideo (SAF) e síndrome pulmão–rim (em inglês, pulmonary renal syndrome [PRS]);
- listar os principais comprometimentos da SAF catastrófica e da PRS.
Esquema conceitual
Introdução
As doenças reumáticas pediátricas podem apresentar amplo espectro de manifestações clínicas e afetam praticamente qualquer órgão do corpo. Essas condições têm o potencial de causar morbidade significativa e até mesmo mortalidade se não forem reconhecidas e tratadas adequadamente.
As doenças reumáticas pediátricas incluem algumas condições que requerem diagnóstico e tratamento imediatos para preservar a função de um ou mais órgãos nobres e até mesmo a vida.
Este capítulo aborda uma revisão orientada para o problema de algumas condições de descompensações agudas que podem ocorrer no contexto de doença reumática preexistente ou ser a apresentação inicial de doenças reumáticas pediátricas. Essas doenças podem, portanto, ser motivo de atendimento por pediatras gerais, emergencistas e intensivistas.
Não está no escopo deste capítulo descrever a extensa lista de complicações relacionadas à doença e ao tratamento de doenças reumáticas pediátricas, pois, embora exijam reconhecimento e manejo oportunos, a história prévia do paciente provavelmente levará à consideração de diagnósticos diferenciais e ao envolvimento de um reumatologista pediátrico.