Entrar

DESREGULADORES ENDÓCRINOS E SEUS EFEITOS NO APARELHO REPRODUTOR

Eveline Gadelha Pereira Fontenele

Danielle de Souza Bessa

Carla Antoniana Ferreira de Almeida Vieira

Manoel Ricardo Alves Martins

Ana Rosa Pinto Quidute

epub-BR-PROENDOCRINO-C12V1_Artigo2

Introdução

A diferenciação e o desenvolvimento e função do sistema reprodutor são extremamente dependentes dos hormônios sexuais. Compostos químicos desreguladores endócrinos (DEdesregulador endócrinos) — tais como bisfenol A, dietilestilbestrol, pesticidas, ftalatos e hidrocarbonetos poliaromáticos — mimetizam os esteroides sexuais ou atuam como moléculas que induzem a diferenciação ou a proliferação celular ao interferirem na metilação do DNA ou promoverem outras modificações epigenéticas durante a diferenciação celular e tecidual.

A exposição aos DEdesregulador endócrinos está associada a alterações na expressão de genes importantes para o desenvolvimento e a função do sistema reprodutor. Dados em animais e estudos epidemiológicos em humanos indicam que a diferenciação sexual, a reserva ovariana, a puberdade, o ciclo menstrual, a qualidade do esperma, a doença prostática e o comportamento sexual são suscetíveis aos efeitos induzidos por esses compostos químicos.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • citar os principais compostos químicos DEdesregulador endócrinos;
  • explicar os mecanismos de toxicidade subjacentes dos DEdesregulador endócrinos;
  • identificar as janelas de maior suscetibilidade aos DEdesregulador endócrinos;
  • reconhecer as evidências mais recentes referentes aos efeitos dos DEdesregulador endócrinos em diferentes momentos do desenvolvimento sexual — particularmente na etapa de diferenciação e puberdade — sobre a fertilidade e o risco de tumores do trato reprodutivo masculino e feminino.

Esquema conceitual

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login