Entrar

EFEITOS DOS MEDICAMENTOS NA FUNÇÃO TIROIDIANA

Danilo Glauco Pereira Villagelin Neto

Nicolas Perini

epub-BR-PROENDOCRINO-C12V1_Artigo1

Introdução

O funcionamento efetivo da glândula tiroide se baseia no delicado equilíbrio que envolve os processos de produção, ação, metabolismo e excreção hormonal. Todos esses processos são passíveis de interferência por diversos medicamentos, desde os mais usuais na prática clínica, como metformina ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEanti-inflamatório não esteroides), até aqueles utilizados em tratamentos específicos, como imunobiológicos .

Essas medicações podem causar alterações silenciosas detectáveis apenas com exames laboratoriais, ou se manifestar como hipertiroidismo ou hipotiroidismo. O manejo desses distúrbios pode se basear na a retirada do medicamento causador das alterações, o uso de reposição hormonal ou o uso de medicamentos antitiroidianos.

Este capítulo apresenta um panorama geral sobre os processos de produção, transporte e metabolização dos hormônios produzidos na tiroide, e são abordados os principais medicamentos que podem interferir em cada etapa desse processo, as consequências bioquímicas e clínicas associadas a cada um deles e suas respectivas terapêuticas, quando indicadas.

Objetivo

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • sintetizar as funções dos hormônios tiroidianos;
  • explicar os mecanismos que interferem na ação e produção dos hormônios tiroidianos;
  • identificar como diferentes classes de fármacos podem interferir na função hormonal da glândula tiroide.

Esquema conceitual

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login