- Introdução
Historicamente, a saúde coletiva configura-se como um campo de conhecimentos interdisciplinares, teóricos, políticos e práticos. Neste, as dimensões educacionais têm se configurado com desdobramentos nos processos de aprendizagem na gestão do trabalho e da atenção à saúde.
Este artigo tem como objetivo geral compreender as perspectivas educacionais na gestão da educação no campo da saúde coletiva e da enfermagem.
Serão abordados as dimensões sócio-históricas do campo, os conceitos, a transversalidade da educação na gestão do trabalho e da atenção na perspectiva crítica emancipatória e as metodologias educacionais participativas para subsidiar o fortalecimento do papel enfermeiro na gestão da educação em saúde coletiva.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar as perspectivas educacionais no campo da saúde coletiva;
- contextualizar a enfermagem no âmbito da construção sócio-histórica do campo da saúde coletiva;
- interpretar a gestão da educação na transversalidade com gestão do trabalho e da atenção na saúde coletiva;
- identificar as metodologias educacionais participativas;
- subsidiar o fortalecimento do papel do enfermeiro na gestão da educação em saúde coletiva.
- Esquema conceitual