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DIMENSÕES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA E SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DO TRABALHO E DA ATENÇÃO

Autores: Márcia Niituma Ogata, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Adriana Barbieri Feliciano , Wilson José Alves Pedro
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  • Introdução

Historicamente, a saúde coletiva configura-se como um campo de conhecimentos interdisciplinares, teóricos, políticos e práticos. Neste, as dimensões educacionais têm se configurado com desdobramentos nos processos de aprendizagem na gestão do trabalho e da atenção à saúde.

Este artigo tem como objetivo geral compreender as perspectivas educacionais na gestão da educação no campo da saúde coletiva e da enfermagem.

Serão abordados as dimensões sócio-históricas do campo, os conceitos, a transversalidade da educação na gestão do trabalho e da atenção na perspectiva crítica emancipatória e as metodologias educacionais participativas para subsidiar o fortalecimento do papel enfermeiro na gestão da educação em saúde coletiva.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • identificar as perspectivas educacionais no campo da saúde coletiva;
  • contextualizar a enfermagem no âmbito da construção sócio-histórica do campo da saúde coletiva;
  • interpretar a gestão da educação na transversalidade com gestão do trabalho e da atenção na saúde coletiva;
  • identificar as metodologias educacionais participativas;
  • subsidiar o fortalecimento do papel do enfermeiro na gestão da educação em saúde coletiva.

 

  • Esquema conceitual
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