- Introdução
O aumento constante da complexidade assistencial e as transformações nos sistemas de cuidado à saúde têm exigido dos trabalhadores de saúde o desenvolvimento contínuo de habilidades e competências para a prática profissional.1,2 Especificamente em relação à atuação do enfermeiro, destacam-se a importância do aprimoramento para a gestão do cuidado e o raciocínio clínico.
A gestão do cuidado caracteriza-se pela articulação entre as atividades gerenciais e assistenciais do enfermeiro visando à qualidade assistencial.1–3
O raciocínio clínico, também chamado de julgamento clínico, tomada de decisão e pensamento crítico, corresponde ao processo de tomada de decisões para o cuidado em saúde, a partir da obtenção e da interpretação de informações relacionadas ao paciente e ao ambiente de trabalho.1–3
Embora os conceitos de gestão do cuidado e raciocínio clínico possam parecer dissonantes, o foco central deste artigo é mostrar as relações entre ambos. Defende-se a premissa de que o raciocínio clínico é uma estratégia para a gestão do cuidado de enfermagem.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- definir raciocínio clínico;
- reconhecer as etapas e as especificidades do raciocínio clínico;
- identificar as estratégias de ensino do raciocínio clínico e sua importância;
- diferenciar Processo de Enfermagem (PEProcesso de Enfermagem) de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAESistematização da Assistência de Enfermagem);
- identificar as etapas do PEProcesso de Enfermagem;
- indicar estratégias para a aplicação do raciocínio clínico e do PEProcesso de Enfermagem;
- reconhecer a relação entre raciocínio clínico e gestão do cuidado na prática do enfermeiro.
- Esquema conceitual