Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer as condições agudas com repercussão na voz profissional por meio dos dados clínicos e achados de exame físico;
- identificar os exames adequados para complementação e confirmação diagnóstica, além daqueles que servem para o planejamento terapêutico do otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo;
- identificar os tipos de doenças agudas quanto à sua apresentação;
- discutir a forma correta de conduzir o seguimento dos pacientes.
Esquema conceitual
Introdução
A voz humana não é apenas um conjunto dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar, que percorre a laringe e as caixas de ressonância das vias aéreas superiores (VAS) e cavidade oral. Para além dos fatores biomecânicos, a voz é o resultado da combinação de fatores psicológicos, biológicos e sociais.
No que se refere ao uso da voz profissionalmente, ou seja, entre aqueles que, ao produzir sua voz, tem nela seu instrumento de trabalho, essa ferramenta precisa transmitir clareza e emoções, ser agradável ao ouvinte e ter identidade própria.
Os parâmetros para a emissão vocal adequada são a respiração, a ressonância e a projeção da voz. Ainda, para uma boa qualidade vocal, a articulação dos sons da fala, as pausas e a postura devem estar em sincronia, sendo necessário para completar essa harmonia desejada o bem-estar biopsicossocial, que influencia diretamente nas emoções.
Neste capítulo, serão estudados os principais fatores biológicos e psicológicos que podem interferir na melhor performance da voz profissional. Serão estudados também os meios utilizados para avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica nesse perfil de paciente.
Os profissionais da voz são distribuídos em várias categorias — educação (professores), comunicação (televisão e rádio, telefonistas), artes (cantores, atores, circo e dubladores entre outros), atendimento (marketing, operadores, vendedores, leiloeiros, camelôs, entre outros), mercado financeiro (operadores de pregão), setores da indústria e do comércio (diretores, gerentes, supervisores), além de outros usuários da voz (profissionais liberais, religiosos, oradores).
Serão avaliados os tipos de problemas mais prevalentes, quais alterações de comportamento e/ou de estrutura do “aparelho fonador” são responsáveis por essas alterações e, ainda, quais as ferramentas para diagnóstico e tratamento existentes para diferentes situações.