- Introdução
A concentração de sódio ([Nasódio+]) no plasma humano varia entre 135 e 145mEq/L. Ela é mantida nessa faixa por meio de ajustes no metabolismo da água. Portanto, hiponatremia (sódio < 135mEq/L) e hipernatremia (sódio > 145mEq/L) são distúrbios do metabolismo da água. As disnatremias (hiponatremia e hipernatremia) ocorrem com grande frequência tanto no ambulatório quanto nas enfermarias e em unidades de terapia intensiva (UTIunidades de terapia intensivas) dos hospitais. As disnatremias refletem, na maioria das vezes, excesso ou déficit de água e têm impacto na morbidade e na mortalidade de pacientes hospitalizados.
A água se move facilmente através das membranas celulares, permitindo um equilíbrio osmolar entre os compartimentos intra e extracelulares. O sódio sérico é o principal determinante da osmolaridade plasmática. Consequentemente, a hipernatremia é um estado hiperosmolar, enquanto a hiponatremia é um estado hipo-osmolar, exceto as pseudo-hiponatremias (hiperglicemia, hiperlipidemia e hiperproteinemias). Isso significa que alterações no sódio sérico causam uma variação no conteúdo da água das células, incluindo os neurônios.1 A depender da velocidade de instalação e da gravidade, esses distúrbios podem variar de totalmente assintomáticos até bastante sintomáticos, causando sonolência, torpor e coma.
O diagnóstico e o tratamento das disnatremias requerem um bom entendimento do metabolismo da água. Cabe ressaltar que a correção excessivamente rápida desses distúrbios pode causar sequelas neurológicas irreversíveis.
Pela frequência com que se apresentam e pelo risco de complicações no seu manejo, as disnatremias têm grande importância clínica. Neste artigo, serão discutidas a abordagem diagnóstica e a abordagem terapêutica das disnatremias a partir de casos clínicos.
Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar aspectos fundamentais do metabolismo da água;
- reconhecer as principais causas de hiponatremia e hipernatremia;
- propor uma abordagem diagnóstica racional para as disnatremias;
- estabelecer o manejo das disnatremias;
- descrever as potenciais complicações do manejo inadequado das disnatremias.
- Esquema conceitual