Entrar

INTERFACES DA ODONTOLOGIA NA PRÁTICA MÉDICA

Autores: Denise Caluta Abranches, Cynthia Larissa Cordeiro de Souza, Suellen Vieira do Nascimento
epub_All_Artigo3
  • Introdução

O cuidado em âmbito hospitalar exige a atuação de forma multidisciplinar, o que demandou a inserção do cirurgião-dentista (CDcirurgião-dentista) na equipe. O trabalho do profissional de odontologia em ambiente hospitalar — fora da especialidade da cirurgia bucomaxilofacial, que se dedica aos traumatismos e às patologias de face — ocorreu pela necessidade de cuidado preventivo, acompanhamento e diagnóstico de eventuais manifestações bucais apresentadas pelos pacientes durante o período de internação hospitalar. O atendimento a esses pacientes, muitas vezes, demanda cuidados específicos que não são possíveis no atendimento em consultório odontológico.

Partindo do princípio de que a saúde bucal só faz sentido quando acompanhada de um bom estado de saúde geral do indivíduo, em situações de internação hospitalar, é mister que os cuidados médicos, odontológicos e psicológicos sejam oferecidos simultaneamente.

As alterações em cavidade oral podem ocorrer em dentes e/ou em qualquer região de mucosa oral e orofaringe. Tais alterações podem ser manifestações isoladas de doenças, como infecções virais, ou podem ocorrer como primeiras manifestações de doenças sistêmicas ou secundárias a elas.

Atualmente já se reconhece que a condição bucal, especialmente a periodontal (periodonto, ou seja, o tecido que circunda os dentes, gengiva, osso e fibras de ligamento), exerce forte influência na saúde sistêmica de um indivíduo, aumentando o risco de ocorrência de diversas doenças e dificultando o controle metabólico de alguns quadros patológicos.

Diante disso, o presente artigo busca apresentar exemplos da importância da atuação do odontólogo no cuidado dos pacientes, tanto por meio de uma exposição teórica da literatura da área como por meio de casos clínicos que se apresentaram na vivência hospitalar como desafio de diagnóstico para a equipe médica e nos quais o conhecimento do CDcirurgião-dentista foi essencial para estabelecer prognósticos e condutas para os pacientes.

Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • avaliar a importância da saúde bucal como parte do quadro clínico e da saúde sistêmica de um indivíduo;
  • determinar a atuação do CDcirurgião-dentista como fundamental na equipe multiprofissional hospitalar;
  • propor práticas médica e odontológica com o intuito de contribuir no cuidado integral do paciente;
  • identificar as principais manifestações que acometem a cavidade oral e interferem na prática médica.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login