Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- descrever a fisiologia do sono;
- discutir as características do sono de trabalhadores em turnos e noturnos e as possíveis alterações nos padrões de repouso e atividade desses trabalhadores;
- identificar a importância de condições adequadas de sono na promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador e na prevenção do adoecimento e de acidentes relacionados ao trabalho.
Esquema conceitual
Introdução
Além da atuação na prevenção de patologias e acidentes relacionados aos mais variados processos produtivos, a medicina do trabalho tem sua atuação voltada fortemente para a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, de seus familiares e das comunidades onde atua. Baseada em domínios das áreas de Clínica Médica e Saúde Coletiva, a especialidade demanda conhecimento multidisciplinar, entre os quais a abordagem adequada dos distúrbios relacionados aos padrões fisiológicos de repouso-atividade, com o objetivo de evitar o adoecimento e a ocorrência de eventos acidentários relacionados ao trabalho.
O presente capítulo tem por objetivo principal discutir as principais repercussões dos distúrbios do sono na saúde e no bem-estar dos trabalhadores, em especial na capacidade produtiva dos acometidos, bem como a possível relação entre regimes especiais de trabalho, como o noturno e em turnos, no desencadeamento de alterações nos padrões de repouso e atividade. Por fim, pretende-se reforçar a importância de condições adequadas de sono na promoção da saúde e do bem-estar e na prevenção do adoecimento e de acidentes relacionados ao trabalho.