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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE NASCIMENTO

Autor: Maria de Fátima Mota Zampieri
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Introdução

O educar se dá com base no conhecimento de si e por meio das relações com os outros seres humanos, mediante o compartilhamento de conhecimentos e ações. A afetividade, o envolvimento, a comunicação, o respeito, a alegria e a empatia são alguns dos fatores essenciais para que esse processo se estabeleça e se mantenha.1–3

É nesse tipo de relação amorosa e respeitosa que se estabelece a aprendizagem, uma vez que educador e educando interagem e se complementam por meio de atividade dialógica, de comunicação autêntica e efetiva, e de encontro genuíno,3–5 que possibilitam a imersão de distintas ideias e posições. A partir da diversidade de pensamentos, sentimentos, sonhos, esperanças e trajetórias que caracterizam o educando e o educador, o diálogo entre ambos se enriquece e se renova.3,5

A educação é um processo complexo e polissêmico; está presente em todos momentos da vida do ser humano. A educação é indissociável de todo o processo de viver humano e envolve experiências nos mais diversos campos de ação e de interação humana.6

Ainda, a educação dá-se pela interação comunicacional entre sujeitos, detentores de distintos saberes, envolvidos no contexto educativo, e deles com o mundo que os cerca, criando possibilidades para a construção e a produção de novos conhecimentos, transformando os envolvidos e o mundo.3,7 Na verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito no processo.8

A educação acontece em todos os âmbitos, sociais, econômicos, pedagógicos, políticos, de educação e de saúde, em nível individual e coletivo, lugares que se procura compreender, contextualizar dentro das políticas públicas, identificar fragilidades, propor estratégias e alguns passos necessários para o desenvolvimento dessa atividade, bem como identificar como se dá a atuação dos profissionais de saúde, sobretudo do enfermeiro nessa prática, na área obstétrica, durante o processo de nascimento, compreendido como os períodos pré-concepção, gravidez, parto e pós-parto.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • conceituar educação em saúde;
  • contextualizar a educação em saúde dentro das políticas públicas brasileiras;
  • identificar a inserção da educação em saúde na área obstétrica;
  • descrever as limitações e as fragilidades para o desenvolvimento de um processo educativo, sobretudo em grupos, durante o processo de nascimento;
  • inferir o que é grupo;
  • elencar alguns tipos de grupo na área obstétrica;
  • sugerir etapas para o desenvolvimento de um processo educativo na modalidade grupal, com mulheres, gestantes, casais grávidos, puérperas e acompanhantes;
  • discorrer sobre o papel do enfermeiro na dimensão de educar em saúde.

Esquema conceitual

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