- Introdução
A eletroneuroestimulação muscular (EENMeletroneuroestimulação muscular) é a utilização de correntes elétricas para melhora e/ou otimização da função muscular,1-3 o que é fundamental na recuperação acelerada que se deve produzir na fisioterapia esportiva.
Infelizmente, alguns conceitos foram perdidos e até mesmo ignorados com o passar do tempo, levando à utilização equivocada da EENMeletroneuroestimulação muscular, sem a obtenção dos resultados que podem ser atingidos com simplicidade e facilidade.
Outro fator agravante é a confusão criada entre os nomes de equipamentos e os fins para os quais estes se destinam, bem como as “crenças” que são criadas em torno de uma ou outra corrente elétrica, fatos que não se consolidam quando a ciência investiga tais suposições.
Em muitos eventos de fisioterapia, percebe-se que vários profissionais exaltam o fato de não utilizarem os recursos de eletrotermofototerapia em seus pacientes e, de forma até irresponsável, dizem que os recursos não funcionam, ou que são um tipo de enganação. Felizmente, a ciência tem demonstrado que essa visão é totalmente equivocada e que os recursos de eletrotermofototerapia produzem excelentes efeitos terapêuticos, que possuem evidências e eficácia comprovadas na literatura em diferentes fases do processo de reparação tecidual e depois dele.
No volume 1 do ciclo 5 deste programa de atualização, o Dr. Felipe Jorge aprofundou algumas questões relacionadas à ultrassonoterapia e à laserterapia, também negligenciadas por muitos colegas fisioterapeutas, e colaborou, assim, com a evolução da profissão, já que a ciência comprova há muito tempo a ação positiva destes recursos para a reabilitação e a prevenção, o que também é comprovado em relação às correntes elétricas.
Dessa forma, é imperativo que os colegas fisioterapeutas voltem seu olhar para esses recursos e passem a oferecer aos seus pacientes e atletas o que há de melhor e mais embasado cientificamente, reduzindo o tempo de reparação tecidual e acelerando a recuperação muscular em todas as situações que se apresentarem na prática clínica.
É importante dizer que é possível e está ao alcance dos fisioterapeutas produzir uma sobrecarga apenas no músculo vasto medial do joelho de um indivíduo, sem recrutar os demais músculos do quadríceps, como se verá adiante.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- diferenciar as características físicas das correntes elétricas excitomotoras;
- identificar os parâmetros das diferentes correntes elétricas e saber a função de cada um deles;
- reconhecer e selecionar a instrumentação para utilizar corretamente este recurso;
- aprender sobre as indicações e as contraindicações, a fim de saber identificar as situações nas quais aplicar ou não;
- por meio de casos clínicos, diferenciar a utilização de acordo com os objetivos do trabalho fisioterapêutico.
- Esquema conceitual