- Introdução
A hipotermia terapêutica (HThipotermia terapêutica) é praticamente o único tratamento, até o momento, para os pacientes sobreviventes de uma parada cardiorrespiratória (PCRparada cardiorrespiratória). Diante de seus benefícios comprovados em evidências de que há potencial melhora quanto à sobrevida e à contribuição do ponto de vista neuroprotetor, a HThipotermia terapêutica passou a ser recomendada pelas diretrizes de ressuscitação desde 2003.
Entre os riscos que possa apresentar, assim como toda terapia, ainda há muita discussão com relação ao melhor momento da aplicação, sobre a melhor temperatura e a duração do resfriamento, além de alguns artigos ainda questionarem o real benefício dessa técnica.
Apesar de ter sido implementada nos Guidelines há mais de dez anos, mundialmente essa técnica tem sido pouco utilizada. Neste artigo, será apresentado o estado da arte das práticas da HThipotermia terapêutica em pacientes adultos pós-parada cardiorrespiratória (pós-PCRpós-parada cardiorrespiratória), levando em consideração a mortalidade e as sequelas neurológicas.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- reconhecer a HThipotermia terapêutica e as suas formas de aplicação;
- distinguir os mecanismos de ação da HThipotermia terapêutica;
- descrever os benefícios da HThipotermia terapêutica, bem como os seus efeitos adversos;
- identificar o estado da arte na prática da HThipotermia terapêutica em pacientes adultos pós-PCRpós-parada cardiorrespiratória.
- Esquema conceitual