- Introdução
A evolução das tecnologias de diagnóstico/monitoração/tratamento, a atuação de equipe multiprofissional especializada, a aderência a programas de humanização e de prevenção às infecções têm contribuído para o aumento da sobrevida dos recém-nascidos pré-termo (RNPTrecém-nascido pré-termos) em unidades de terapia intensiva neonatal (UTINunidade de terapia intensiva neonatals).1.
Durante o tempo de permanência dos RNPTrecém-nascido pré-termos na UTINunidade de terapia intensiva neonatal e dependendo do nível de necessidade de intervenções para manutenção de sua vida, ocorrerá algum nível de sobrecarga sensorial em seu sistema nervoso central (SNCsistema nervoso central). Isso ocorre porque esses RNrecém-nascidos são expostos a estímulos externos excessivos para sua maturação biológica. A imaturidade das funções orgânicas e anatômicas do RNPTrecém-nascido pré-termo (principalmente as do SNCsistema nervoso central) dificulta o processamento dos estímulos em nível de SNCsistema nervoso central e podem inviabilizar as respostas sensório-motoras adaptativas efetivas.
O prognóstico do desenvolvimento global (crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor [DNPM]), especialmente do RNPTrecém-nascido pré-termo extremo (RNPTErecém-nascido pré-termo extremo) depende da sua capacidade de processamento neurológico e da complexa interação de fatores biológicos, ambientais e sociais.
Os RNPTrecém-nascido pré-termos têm um maior risco de atrasos no DNPM e no crescimento do que os nascidos a termo. Nesse sentido, este artigo irá abordar aspectos da avaliação precoce, da prevenção e das intervenções de tratamento (realizadas por fisioterapeutas) e das alterações funcionais decorrentes da prematuridade e do internamento na UTINunidade de terapia intensiva neonatal.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de:
- reconhecer os efeitos da prematuridade na formação dos sistemas sensoriais;
- identificar os métodos de avaliação funcional propostos para os RNPTErecém-nascido pré-termo extremos em UTINunidade de terapia intensiva neonatal;
- identificar as principais intervenções para estimulação do DNPM em RNPTErecém-nascido pré-termo extremo;
- reconhecer alguns métodos de posicionamento funcional no leito que atuam na prevenção de deformidades neuromusculoesqueléticas e que favorecem o DNPM típico.
- Esquema conceitual