- Introdução
O medicamento é o principal recurso terapêutico. Por outro lado, frequentemente contribui para o desenvolvimento de morbidades, em parte devido ao mau uso. Estudos realizados em diversos países listam as reações adversas graves entre as principais causas de morte.1
A maior parte das reações adversas é dose-dependente e, portanto, evitável.1 Os erros de medicação, por sua vez, são a principal causa de danos evitáveis nos sistemas de saúde em todo o mundo e, globalmente, geram um gasto anual estimado de 42 bilhões de dólares. Países de baixa renda, como o Brasil, sofrem duas vezes mais eventos adversos relacionados a medicamentos do que países de renda elevada.2
Profissionais e instituições de saúde costumam reconhecer o potencial dos medicamentos para gerar dano, no entanto, ainda é tímida a atuação no sentido de prevenir e corrigir problemas relacionados à farmacoterapia, principalmente na atenção primária.3
A incorporação de atividades voltadas para o uso racional dos medicamentos e de farmacovigilância na rotina do farmacêutico é fundamental para a mudança desse cenário. É importante que o profissional conheça os métodos de farmacovigilância, saiba quais informações são necessárias para a avaliação de suspeitas de reações e eventos adversos e, principalmente, conheça as diversas estratégias possíveis de serem aplicadas em pacientes e situações de risco para prevenir morbidades relacionadas a medicamentos.
Neste capítulo, serão apresentados métodos, ferramentas e fontes de informação disponíveis para uma atuação mais efetiva, visando ao uso seguro de medicamentos.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- estabelecer a relação entre farmacovigilância e segurança do paciente;
- analisar o objetivo, os conceitos e os alvos relacionados à farmacovigilância;
- considerar o processo para estabelecimento de causalidade de reações adversas e erros de medicação;
- examinar os métodos de farmacovigilância e as estratégias para promoção do uso seguro e racional de medicamentos em diferentes contextos.
- Esquema conceitual