Entrar

FISIOPATOLOGIA ENDÓCRINA DO ESTRESSE

Autores: Tânia Longo Mazzuco, Claudia Nascimento Montemor, Alexandro Marcio da Silva Mattos, Eveline Aparecida Isquierdo Fonseca de Queiroz
epub_All_Artigo2

Introdução

O termo “estresse” está envolto em uma série de questões complexas, desde a sua definição, tendo sido empregado historicamente na física e depois transposto para as ciências médicas e biológicas. Algumas controvérsias incluem o estresse sendo interpretado como causa ou consequência de uma agressão, bem como o efeito benéfico ou prejudicial das respostas adaptativas de estresse, justificando, assim, a relevância para inúmeros estudos atualmente realizados nessa área.

Diferentes estímulos estressores desafiam a homeostase, desencadeando respostas neuroendócrinas que variam em intensidade e tipo de processo alostático, com o objetivo de manter o equilíbrio e a proteção do organismo. Estudos experimentais têm demonstrado as alterações estruturais celulares e moleculares que acompanham as respostas funcionais das glândulas endócrinas, desencadeadas por estímulos estressores variados.

7852.png

Além de estudados em modelos experimentais em animais, os componentes do sistema de estresse e suas conexões neuroimunoendócrinas vêm sendo amplamente caracterizados na endocrinologia clínica e estão implicados no desenvolvimento de diversas doenças.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor possa:

 

  • reconhecer os conceitos de estresse, homeostase e alostase e suas implicações clínicas;
  • identificar a fisiopatologia endócrina e seus efeitos adaptativos, bem como as respostas inadequadas ao estímulo causador do estresse e os modelos experimentas utilizados em pesquisa;
  • reconhecer as diferentes respostas hipotalâmicas e hipofisárias relacionadas ao estresse agudo e crônico;
  • identificar noções de fisiologia do sistema neuroimunoendócrino aplicadas à prática clínica.

Esquema conceitual

7791.png

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login