Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- definir e contextualizar doenças pulmonares crônicas em pediatria;
- descrever as principais técnicas e os recursos fisioterapêuticos indicados para pré-escolares com pneumopatias;
- promover a reabilitação de pré-escolares com doenças pulmonares crônicas por meio do auxílio de recursos lúdicos e exercícios físicos.
Esquema conceitual
Introdução
As pneumopatias na infância exigem do fisioterapeuta uma avaliação respiratória e conduta terapêutica especializada. É necessário que o profissional entenda as complexidades da evolução das doenças pulmonares e que saiba planejar e desenvolver um programa terapêutico personalizado. Para isso, em conjunto com o cuidador e/ou familiares, o profissional deve considerar na sua avaliação:
- a idade da criança;
- comprometimento respiratório;
- estágio da doença;
- exacerbação pulmonar;
- motivação da criança.
Os objetivos da fisioterapia respiratória em crianças com doenças pulmonares crônicas envolvem a instrução dos pacientes e seus cuidadores em relação à melhor manobra e técnica a ser realizada em cada caso, a orientação quanto à rotina de exercícios e à sua sequência em relação à medicação e terapia inalatória, bem como quanto ao manejo e aos cuidados de higiene com os dispositivos respiratórios, como inaladores e os instrumentais utilizados durante a fisioterapia.
A adaptação dos recursos fisioterapêuticos para as crianças em idade pré-escolar é fundamental para auxiliá-las a aprender e realizar corretamente o exercício respiratório solicitado. Além disso, o uso de estratégias lúdicas durante a sessão fisioterapêutica pode auxiliar no sucesso do tratamento.
O presente capítulo discutirá a avaliação respiratória em pré-escolares com pneumopatias, as técnicas utilizadas para a remoção de secreções nas vias aéreas desses pacientes, bem como os recursos lúdicos e instrumentais, a terapia inalatória e o papel dos exercícios físicos no tratamento de pneumopatias nessas crianças.