Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- explicar a eficácia das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs);
- conceituar as forças de caráter, seus principais autores e fundamentos teóricos;
- citar como as TCCs podem auxiliar no fortalecimento das forças de caráter;
- aplicar um instrumento de conceitualização e intervenção cognitiva desenvolvido para ser utilizado a partir dos cinco anos de idade, sem limite etário, inclusive com idosos;
- descrever, à luz de um exemplo clínico, as aproximações entre a Psicologia Positiva e a TCC.
Esquema conceitual
Introdução
O presente capítulo versa sobre a temática recém-divulgada no país chamada “forças de caráter”, mas com pouco mais de duas décadas de existência, sob a perspectiva da Psicologia Positiva. Embora essas forças sejam objeto de pesquisas, sua divulgação em fóruns diversos ainda está em desenvolvimento. Particularmente, a relevância do conteúdo parece já ter sido estabelecida, sobretudo em âmbito internacional. Forças de caráter, concebidas como características pessoais positivas que favorecem o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, são indiscutivelmente necessárias para vários desfechos favoráveis. A utilização das forças em processos interventivos, como a Educação Positiva e em contextos laborais e clínicos, em diferentes fases do ciclo vital, maximiza os resultados.
Este capítulo tem como proposta apresentar o conceito, um breve histórico do estudo das forças e as pesquisas mais recentes sobre a temática, na perspectiva da Psicologia Positiva. A primeira parte do capítulo conceitua a TCC e suas principais influências. Uma segunda seção informa sobre as forças de caráter, e a terceira enfatiza as intervenções sob o ponto de vista dessas forças. Um exemplo clínico integrando todos os conceitos conclui a abordagem. Por fim, são tecidas considerações finais.