- Introdução
Gerenciar riscos é procurar, de forma insistente, identificar situações que podem ocorrer no dia a dia de trabalho dos fisioterapeutas e que podem comprometer o resultado do seu processo, assim como gerar algum problema gerencial ou legal para sua empresa ou negócio.
Dentro da fisioterapia cardiovascular, eventos adversos podem ocorrer durante uma sessão de exercícios, pois os pacientes com doença cardiovascular (DCVdoença cardiovascular) estão expostos a complicações como parada cardíaca, arritmias e infarto agudo do miocárdio (IAMinfarto agudo do miocárdio). A incidência de parada cardíaca é relativamente baixa, sendo de 1 para cada 60 mil participantes/hora envolvidos em programas de exercícios. No entanto, todos os cuidados devem ser tomados para que isso não ocorra.
Dessa forma, a identificação dos riscos e a criação de uma metodologia que permita controlá-los, criando barreiras para que não ocorram, devem fazer parte da gestão da qualidade de serviços da fisioterapia cardiovascular.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será ser capaz de
- compreender o gerenciamento de riscos;
- reconhecer a importância do gerenciamento de riscos para a fisioterapia cardiovascular;
- identificar e classificar os riscos para a fisioterapia cardiovascular.
- Esquema conceitual