Entrar

IMPLANTES EM PACIENTES IRRADIADOS

Autores: Luciano Lauria Dib, Rodrigo Salazar-Gamarra
epub_All_Artigo5
  • Introdução

O tratamento do câncer de cabeça pescoço deve ser conduzido com a atuação de diversos profissionais da área de saúde, a fim de proporcionar os melhores resultados oncológicos, funcionais e estéticos.

A terapêutica desenvolvida de forma multidisciplinar mostrou-se capaz de encontrar alternativas para que, além da resolução da patologia oncológica, os pacientes possam manter sua qualidade de vida através da reconstrução funcional e estética mais adequada do defeito produzido pela remoção cirúrgica do tumor.

Nos tumores que envolvem a face, por exemplo, é comum o tratamento com a associação de cirurgia e radioterapia. Essa abordagem pode ocasionar defeitos importantes e condições metabólicas que dificultam a reparação dos tecidos da região. Nesses casos, o caminho para a melhor reabilitação inclui a confecção de uma prótese aplicada sobre implantes osseointegrados.

Os melhores resultados obtidos pela técnica estão diretamente ligados à obtenção de estabilidade, retenção e suporte das próteses, pois facilitam a adaptação do paciente e, consequentemente, melhoram sua qualidade de vida.

Para o sucesso da osseointegração dos implantes, no entanto, é necessário possuir expertise profissional. É fundamental a compreensão do processo clínico-patológico e o profundo conhecimento do metabolismo ósseo de cada paciente e da técnica cirúrgica adequada.

Este artigo tem como objetivo demonstrar alternativas para a melhor reabilitação protética e apresentar algumas considerações sobre a osseointegração de implantes em pacientes irradiados. Deste modo, pretende-se que os profissionais de interesse possam refinar seus critérios clínicos de indicação para aplicação dos implantes possibilitando, assim, atingir os melhores resultados.

Além disso, pretende-se orientar, de forma introdutória, no sentido de proporcionar o conhecimento das possibilidades e dos critérios de reabilitação de pacientes com implantes osseointegrados intraorais e extraorais em condições de osso previamente irradiado para, finalmente, alcançar o mesmo norte, que é a qualidade de vida do paciente.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • descrever o processo da osseointegração;
  • reconhecer as aplicações intraorais e extraorais das reabilitações dos implantes osseointegrados;
  • identificar as alterações da irradiação nos tecidos;
  • identificar a conduta relacionada às considerações da osseointegração em osso irradiado.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login