Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer a importância da avaliação nutricional no processo de cuidado nutricional;
- listar as principais ferramentas de avaliação nutricional a serem aplicadas no ambiente hospitalar, especificamente nas enfermarias;
- estabelecer uma comparação entre diferentes ferramentas de avaliação nutricional para adultos aplicadas no ambiente hospitalar.
Esquema conceitual
Introdução
A avaliação nutricional é parte de um processo sistemático de análise do paciente por meio de comparações dos achados clínicos e de história do paciente com as referências descritas na literatura. Esse processo visa identificar problemas relacionados ao estado nutricional.1 De maneira ideal, a triagem nutricional deve ser realizada na admissão hospitalar por um profissional de saúde treinado e, quando identificado o risco nutricional, esse paciente deve ser referenciado ao serviço de nutrição.
O sistema de referenciamento permite que o nutricionista possa se dedicar mais aos pacientes que demandam atenção especializada, sem que outros casos fiquem desassistidos nesse fluxo, o que otimiza processos nessa linha de cuidado, sem tirar a importância das visitas diárias ao leito hospitalar realizadas por nutricionistas.2
A triagem nutricional não é atividade exclusiva do nutricionista, ou seja, qualquer profissional de saúde treinado pode realizar essa etapa.2 Todos os pacientes identificados com risco nutricional devem ser submetidos à avaliação nutricional, para detectar a presença de desnutrição mais precocemente possível. Dessa forma, o nutricionista pode elaborar um plano nutricional individualizado para minimizar prevenir a desnutrição e colaborar com os objetivos do tratamento clínico.
Considerando a importância da avaliação nutricional para o reconhecimento e tratamento da desnutrição no âmbito hospitalar, este capítulo tem como objetivo descrever e analisar alguns instrumentos de avaliação nutricional mais relevantes a serem utilizados em pacientes adultos hospitalizados em enfermarias, especificamente com foco no diagnóstico de desnutrição.