Entrar

INSUFICIÊNCIA DE VÁLVULA NASAL

Autores: Fernando Sasaki, Marco Antonio Tuzino Signorini
epub-BR-PRO-ORL-C13V2_Artigo3
  • Introdução

A insuficiência de válvula nasal é uma das causas de obstrução nasal. Em virtude das características anatômicas dessa região, existem algumas peculiaridades no diagnóstico e no tratamento que devem ser reconhecidas pelo otorrinolaringologista.

A obstrução nasal é um sintoma muito comum no paciente que procura o médico otorrinolaringologista. Dentro dos diagnósticos diferenciais na investigação das causas, é mandatória a suspeita de alterações da válvula nasal. Além do septo nasal anterior e da cabeça da concha inferior, devem-se avaliar as cartilagens laterais superior e inferior, levando-se em consideração a forma, a disposição e a qualidade das cartilagens. Causas congênitas e pós-operatórias de rinoplastias/rinosseptoplastias são as mais frequentes. A partir da avaliação médica, decide-se pela cirurgia e quais técnicas são as mais adequadas.

Neste artigo, serão descritos os limites anatômicos, os exames utilizados para o diagnóstico de insuficiência de válvula nasal e as opções para o tratamento cirúrgico dessa região.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • reconhecer os aspectos anatômicos da região da válvula nasal e sua importância na respiração nasal;
  • identificar as alterações anatômicas importantes na indicação e no tratamento cirúrgico das alterações de válvula nasal;
  • compreender e indicar as principais técnicas cirúrgicas para correção das alterações da válvula nasal.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login