Introdução
Nos últimos anos, a prática da fisioterapia tem sido enriquecida a partir da incorporação de novos modelos de atenção à saúde que privilegiam as interações bidirecionais entre os domínios do funcionamento. Fatores contextuais, como aqueles relacionados ao ambiente (fatores ambientais) e intrínsecos ao indivíduo (fatores pessoais), têm sido estudados e entendidos como amplamente determinantes para o processo de mediação de incapacidade. Esses fatores são potencialmente modificáveis, o que tem relevância especial para a reabilitação de indivíduos com condições de saúde crônicas.
Em crianças e jovens com algum tipo de deficiência física de origem neurodesenvolvimental, a intervenção focada no contexto tem sido apresentada como estratégia baseada em evidências capaz de atender às complexas necessidades de pacientes e suas famílias. Além disso, é considerada uma forma de promover a participação nos contextos relevantes da vida. Tais evidências contrastam com a carência de dados que embasem abordagens tradicionalmente empregadas na reabilitação.
Neste capítulo, serão revisados os conceitos propostos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e suas implicações para a prática clínica em fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. Serão apresentados elementos fundamentais para avaliação e intervenção focadas no contexto, além de abordadas estratégias que favorecem a implementação dessas intervenções com vistas a desfechos de participação.
Este capítulo visa a difundir estratégias de intervenção baseadas em evidências, contribuindo para a formação de profissionais que atuam na fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. Algumas informações serão complementadas por meio de QR Codes. Para alguns aparelhos, pode ser necessário baixar um aplicativo por meio do Google Play (android) ou da App Store (iOS) para o acesso ao conteúdo dos QR Codes.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- interpretar as mudanças nos modelos de atenção à saúde ocorridas nos últimos anos;
- identificar os domínios da CIF e suas implicações clínicas;
- descrever os pressupostos teóricos da intervenção focada no contexto;
- analisar os resultados mais recentes da literatura sobre as estratégias de intervenção focada no contexto;
- aplicar os princípios da intervenção focada no contexto para a elaboração de metas de tratamento;
- identificar fatores contextuais que podem ser alvos de intervenções.