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INTERVENÇÃO FOCADA NO CONTEXTO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS

Autores: Ana Carolina de Campos, Egmar Longo
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Introdução

Nos últimos anos, a prática da fisioterapia tem sido enriquecida a partir da incorporação de novos modelos de atenção à saúde que privilegiam as interações bidirecionais entre os domínios do funcionamento. Fatores contextuais, como aqueles relacionados ao ambiente (fatores ambientais) e intrínsecos ao indivíduo (fatores pessoais), têm sido estudados e entendidos como amplamente determinantes para o processo de mediação de incapacidade. Esses fatores são potencialmente modificáveis, o que tem relevância especial para a reabilitação de indivíduos com condições de saúde crônicas.

Em crianças e jovens com algum tipo de deficiência física de origem neurodesenvolvimental, a intervenção focada no contexto tem sido apresentada como estratégia baseada em evidências capaz de atender às complexas necessidades de pacientes e suas famílias. Além disso, é considerada uma forma de promover a participação nos contextos relevantes da vida. Tais evidências contrastam com a carência de dados que embasem abordagens tradicionalmente empregadas na reabilitação.

Neste capítulo, serão revisados os conceitos propostos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e suas implicações para a prática clínica em fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. Serão apresentados elementos fundamentais para avaliação e intervenção focadas no contexto, além de abordadas estratégias que favorecem a implementação dessas intervenções com vistas a desfechos de participação.

Este capítulo visa a difundir estratégias de intervenção baseadas em evidências, contribuindo para a formação de profissionais que atuam na fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. Algumas informações serão complementadas por meio de QR Codes. Para alguns aparelhos, pode ser necessário baixar um aplicativo por meio do Google Play (android) ou da App Store (iOS) para o acesso ao conteúdo dos QR Codes.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • interpretar as mudanças nos modelos de atenção à saúde ocorridas nos últimos anos;
  • identificar os domínios da CIF e suas implicações clínicas;
  • descrever os pressupostos teóricos da intervenção focada no contexto;
  • analisar os resultados mais recentes da literatura sobre as estratégias de intervenção focada no contexto;
  • aplicar os princípios da intervenção focada no contexto para a elaboração de metas de tratamento;
  • identificar fatores contextuais que podem ser alvos de intervenções.

Esquema conceitual

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