Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar o padrão de uso de álcool e outras drogas por meio de critérios diagnósticos e instrumentos de avaliação;
- aplicar o modelo cognitivo do uso de substâncias;
- empregar a abordagem de prevenção da recaída (PR);
- discernir o estágio de motivação, por meio da entrevista motivacional (EM), para mudança do comportamento de uso de álcool e outras drogas;
- empregar estratégias da terapia cognitivo-comportamental (TCC) de habilidades de enfrentamento para o tratamento do uso de álcool e outras drogas.
Esquema conceitual
Introdução
O uso de álcool e outras drogas afeta milhares de pessoas em todo o mundo e permanece como um grave problema de saúde pública. Usuários de substâncias fazem uso em diferentes padrões, os quais afetam distintamente diversas áreas de sua vida. O uso pode ser experimental, ocasional, pesado, de risco, binge, até chegar à dependência. Nas instituições de saúde e no consultório, profissionais de psicologia se deparam com indivíduos que consomem substâncias nesses diferentes níveis e, para tanto, devem estar preparados para avaliar e intervir de acordo com as consequências psicossociais advindas desse uso.
Muitas vezes, o indivíduo não apresenta como queixa principal problemas com uso de drogas, mas é comum que busque ajuda profissional devido a queixas relacionadas a outros sintomas, como depressão e ansiedade. Na prática clínica de consultório, podem surgir ainda queixas primárias relacionadas a problemas conjugais, familiares e de violência doméstica. Nesse sentido, cabe ao próprio profissional de psicologia estar atento às questões relacionadas ao uso de substâncias e buscar inserir na sua avaliação inicial um questionamento sobre uso de álcool, drogas e medicamentos.
Considerando neste preâmbulo que o uso de álcool e outras drogas é transversal a diversas outras queixas, é fundamental que o psicólogo tenha conhecimento sobre estratégias para detecção e tratamento de problemas relacionados ao uso de substâncias. Neste capítulo, serão apresentados critérios diagnósticos e instrumentos para avaliação do consumo de álcool e outras drogas validados no Brasil, bem como o modelo cognitivo do uso de substâncias, a abordagem de PR, as estratégias da EM e a consolidação desses elementos na TCC de habilidades de enfrentamento. Por fim, será apresentado um caso clínico em que foi utilizado um protocolo de TCC para o tratamento do alcoolismo.