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LESÃO ESPORTIVA COMO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: DA ESCOLA AO ALTO RENDIMENTO

Rafael Marques Ferrer

Saulo Delfino Barboza

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • revisar as perguntas fundamentais para prevenção de lesões decorrentes da prática esportiva;
  • analisar o risco de lesões decorrentes da prática esportiva educacional e competitiva;
  • classificar os fatores relacionados às lesões na prática esportiva educacional e competitiva;
  • identificar estratégias de prevenção de lesões decorrentes da prática esportiva educacional e competitiva.

Esquema conceitual

Introdução

O esporte é considerado um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a crescente contribuição do esporte para a promoção e manutenção de valores, como paz, tolerância e respeito. O esporte também empodera mulheres, jovens, indivíduos e comunidades.1 Da escola aos Jogos Olímpicos, o esporte também é considerado um aliado importante da educação e da saúde pública.

A prática esportiva regular resulta em uma série de benefícios para a saúde individual e coletiva. Existe, porém, um risco envolvido em toda forma de prática esportiva que não pode ser negligenciado: o risco de lesão corporal. Logo, as lesões corporais são um risco inerente do esporte.

Este capítulo irá apresentar um processo de trabalho para prevenir as lesões decorrentes de práticas esportivas e abordar o conhecimento disponível referente às primeiras etapas desse processo no esporte educacional e competitivo.

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