Entrar

MIELOMA MÚLTIPLO

Autores: Roberto Bitarães de Carvalho Costa, Luiz Eduardo Moreira Teixeira, Cláudio Beling Gonçalves Soares
epub_All_Artigo6
  • Introdução

O mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna dos plasmócitos e se localiza na medula óssea hematopoética. Caracteriza-se pela proliferação plasmocitária clonal, com secreção de imunoglobulina de determinado isotipo (proteína M) e repercussões clínicas incluindo lesões ósseas, anemia, insuficiência renal, entre outras.1 A Figura 1 apresenta o aspecto histológico do mieloma.

Figura 1 – Aspecto histológico do mieloma: presença de células ovoides, aumentadas de volume em até 3 veses, com citoplasma basofílico e núcleo grande eosinofílico. Ao lado do núcleo localiza-se área branca, que corresponde ao complexo de Golgi, local da síntese da proteína M.

Fonte: Ashlyn (2016).2

ATIVIDADE

1. Qual a principal característica laboratorial do mieloma múltiplo? Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

2. Como o mieloma pode ser classificado? Compare sua resposta com o Quadro 1, a seguir.

 

A gamopatia monoclonal é característica de diversas doenças hematológicas, não sendo, portanto, patognomônica do mieloma múltiplo. A gamopatia IgG é a mais frequente no mieloma múltiplo, seguida da IgA e da paraproteinemia de cadeias leves. A presença de IgD, IgE e IgM no mieloma é rara. A principal característica laboratorial do mieloma múltiplo é a hipergamaglobulinemia monoclonal, e a eletroforese de proteínas pode ser usada no screening da doença. O mielograma mostra plasmocitose atípica na medula óssea. A International Myeloma Working Group (IMWG) classifica o mieloma conforme mostra o Quadro 1.

Quadro 1

CLASSIFICAÇÃO DO MIELOMA

Gamopatia monoclonal de significado indeterminado

Pico monoclonal < 3g/dL e < 10% de plasmócitos no aspirado medular, sem sintomas específicos.

Mieloma assintomático

Pico monoclonal > 3g/dL e > 10% de plasmócitos no aspirado medular, sem sintomas específicos.

Mieloma sintomático

Pico monoclonal > 3g/dL e >10% de plasmócitos no aspirado medular, manifestações clínicas: lesões ósseas, anemia, hipercalcemia, insuficiência renal.

Fonte: Palumbo e colaboradores (2009).3

O tratamento do mieloma é eminentemente clínico. O transplante de medula óssea é o tratamento mais eficaz na indução de remissão da doença. A radioterapia é medida eficaz no controle da dor óssea. Cabe ao ortopedista o tratamento e a prevenção das fraturas patológicas, no intuito de preservar a qualidade de vida desses pacientes. A cirurgia ortopédica no paciente com mieloma apresenta dificuldades técnicas.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • definir o mieloma múltiplo e diferenciá-lo de outras formas de gamopatia monoclonal;
  • suspeitar e/ou confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, através da epidemiologia, clínica e exames complementares;
  • compreender a doença como incurável, mas ainda com chances de tratamento;
  • entender os critérios prognósticos.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login