- Introdução
A avaliação neurológica é a avaliação da integridade e da função do sistema nervoso. A reavaliação regular ou a monitoração da condição neurológica possibilita uma detecção precoce das alterações e permite a instituição de um manejo adequado. Os principais objetivos da avaliação e da monitoração neurológica são:
- avaliar as condições do paciente;
- detectar os sinais de piora neurológica;
- avaliar o impacto das intervenções terapêuticas.
A compreensão e a interpretação do significado da avaliação neurológica necessitam do entendimento da anatomia e da fisiologia do sistema nervoso central (SNC).
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- analisar alguns conhecimentos sobre a fisiologia cerebral;
- identificar a fisiopatologia relacionada à resposta hemodinâmica e metabólica da lesão cerebral aguda e a importância da evolução neurológica relacionada à lesão cerebral secundária;
- saber porque a monitoração da função cerebral deve ser considerada em todas as crianças comatosas em unidade de terapia intensiva (UTIunidade de terapia intensiva);
- reconhecer os diferentes tipos de técnicas de monitoração neurológica em pediatria/neonatologia;
- saber que os objetivos da neuromonitoração estão relacionados à função neurológica, às possíveis agressões secundárias, à melhora do entendimento fisiopatológico e à aquisição de dados para orientar a terapêutica individualizada do paciente, além de poder ter um valor prognóstico.
- Esquema conceitual