- Introdução
Um grande marco da neuromodulação transcraniana não invasiva (NTNIneuromodulação transcraniana não invasiva) moderna ocorreu em 1985, quando Barker e colaboradores demonstraram, pela primeira vez, que era possível fazer, no crânio, estimulações seletivas o suficiente para ativar a contração localizada de determinados músculos.1 Para isso, foi usado um gerador de corrente elétrica bem menor do que os preconizados no século XX, associado a uma bobina em formato de oito que permitia a localização do foco de estimulação sobre o córtex motor primário (M1córtex motor primário).
Atualmente, a NTNIneuromodulação transcraniana não invasiva está presente em muitos serviços de saúde e pesquisa no mundo. Seu uso pela fisioterapia tem se difundido e ajudado tanto na compreensão do funcionamento normal e anormal do sistema nervoso quanto como recurso terapêutico.
Este artigo apresentará aspectos básicos do funcionamento do cérebro na presença de dor crônica e fatores específicos da dor nos problemas neurológicos. Serão detalhados os principais recursos de NTNIneuromodulação transcraniana não invasiva para tratar indivíduos com essa condição.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- relacionar determinadas condições neurológicas com as fontes de dor que podem acometer esses pacientes;
- reconhecer as alterações eletrofisiológicas do cérebro que estão relacionadas com a presença de dor crônica e formam a base para o uso das técnicas de NTNIneuromodulação transcraniana não invasiva;
- explicar por que se preconiza a excitabilidade do M1córtex motor primário e do córtex pré-frontal dorsolateral (em inglês, dorsolateral prefrontal cortex [DLPFCcórtex pré-frontal dorsolateral]) em pacientes com dor crônica;
- reconhecer a aplicação da estimulação magnética transcraniana repetitiva (em inglês, repetitive transcranial magnetic stimulation [rTMSestimulação magnética transcraniana repetitiva]) e a estimulação transcraniana com corrente direta (em inglês, transcranial direct current stimulation [tDCSestimulação transcraniana com corrente direta]) no tratamento de indivíduos com dor crônica.
- Esquema conceitual