Entrar

NÓDULO E CÂNCER DE TIROIDE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Autores: André Borsatto Zanella, José Miguel Dora, Ana Luiza Silva Maia, Rafael Selbach Scheffel
epub_All_Artigo4
  • Introdução

O conhecimento sobre nódulos e câncer de tiroide em crianças e adolescentes é de extrema importância, tendo em vista o aumento de sua prevalência nas últimas décadas.

A incidência de nódulos de tiroide em crianças e adolescentes varia de 5 a 13%. O carcinoma diferenciado de tiroide (CDTcarcinoma diferenciado de tiroide) responde por cerca de 2% das neoplasias pediátricas, e sua incidência vem aumentando.

Os fatores de risco para neoplasia de tiroide são radiação ionizante e radioterapia externa. A avaliação diagnóstica dos nódulos de tiroide deve incluir: história do paciente, exame físico, avaliação laboratorial, ultrassonografia (USultrassonografia) e punção aspirativa por agulha fina (PAAFpunção aspirativa por agulha fina), quando indicada. Uma avaliação adequada permite uma melhor discriminação dos nódulos suspeitos que merecem atenção especial, bem como melhor manejo do câncer de tiroide.

O tratamento desses pacientes deve ser feito sempre de forma individual, considerando a história clínica, o exame físico e os exames de imagem e de patologia. O tratamento do CDTcarcinoma diferenciado de tiroide é baseado na combinação de três modalidades terapêuticas: cirurgia, radioiodo e terapia supressiva com levotiroxina.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • conhecer os dados epidemiológicos do câncer de tiroide em crianças e adolescentes;
  • identificar os fatores de risco para neoplasia da tiroide;
  • diagnosticar corretamente os nódulos de tiroide;
  • reconhecer a apresentação clínica do câncer de tiroide e avaliar o seu prognóstico;
  • definir a forma adequada de tratamento tanto para os nódulos como para a neoplasia de tiroide.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login