Entrar

NOVAS ABORDAGENS FARMACOLÓGICAS NO TRATAMENTO DA HEPATITE C CRÔNICA E O CUIDADO FARMACÊUTICO

Lenyta Oliveira Gomes

epub-BR-PROFARMA-C1V1_Artigo2
  • Introdução

A hepatite C crônica (HCChepatite C crônica) é uma doença grave e silenciosa. Por muito tempo, seu tratamento se restringiu a terapias que produziam resposta terapêutica mediana e eventos adversos (EAevento adversos) graves.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de agentes antivirais de ação direta (AADantiviral de ação diretas) modificou de forma radical a perspectiva em relação ao panorama epidemiológico da doença. As novas alternativas farmacológicas são bem toleradas, mais seguras e possibilitam tratamentos altamente eficazes e de curta duração. Por outro lado, os novos fármacos possuem diversas interações medicamentosas de relevância para a prática clínica. Podem, ainda, causar EAevento adversos que requerem manejo.

Este artigo foi escrito com o objetivo de abordar a farmacologia dos novos fármacos utilizados no tratamento da HCChepatite C crônica e de orientar o desenvolvimento e a manutenção de serviços de cuidado farmacêutico a portadores da doença, abordando o envolvimento do farmacêutico no início do tratamento, no monitoramento de efeitos clínicos e na manutenção da adesão à terapia. Essas medidas contribuem para a melhora dos resultados terapêuticos e para a redução dos custos do sistema de saúde. O artigo traz, ainda, um tópico especial, com considerações sobre o uso de medicamentos em indivíduos com doença hepática avançada.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • ter ciência, de modo geral, da distribuição epidemiológica da HCChepatite C crônica no mundo e no Brasil;
  • reconhecer as principais características estruturais do vírus da hepatite C (HCVvírus da hepatite C);
  • identificar os principais fármacos utilizados no tratamento da HCChepatite C crônica e seus mecanismos de ação;
  • identificar os principais EAevento adversos relacionados com o tratamento da HCChepatite C crônica e as medidas de manejo;
  • conhecer os critérios de avaliação da efetividade da terapia para a HCChepatite C crônica;
  • conhecer o processo de cuidado farmacêutico a indivíduos com HCChepatite C crônica em uso de AADantiviral de ação diretas.
  • Esquema conceitual
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login