Entrar

PANCREATITE CRÔNICA — PAPEL DA CIRURGIA

Autor: Eduardo Nacur Silva
epub-PROACI-C19V3_Artigo1

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer a pancreatite crônica (PC);
  • indicar o tratamento invasivo para PC;
  • avaliar a provável eficácia do método escolhido para o tratamento de PC;
  • indicar tratamento endoscópico ou cirúrgico para PC;
  • indicar o tipo de cirurgia para a alteração pancreática.

Esquema conceitual

Introdução

Pancreatite crônica (PC) é uma condição inflamatória que leva a alterações estruturais permanentes, por substituição do parênquima por fibrose, que pode levar à perda parcial ou total da função endócrina e/ou exócrina do pâncreas. A causa mais frequente é o alcoolismo.

Os sintomas mais comuns são a dor em faixa no abdome superior, frequentemente associada à irradiação lombar, com intensidade variável. A dor pode ser constante ou ter períodos de exacerbação intercalados com períodos de melhora. A associação com insuficiência pancreática endócrina ou exócrina vai variar de acordo com o grau de destruição do pâncreas.

O tratamento inicial é clínico, com a interrupção do consumo de álcool e com o tratamento da dor. O tratamento invasivo é indicado na falha do tratamento clínico da dor, na presença de complicações como obstrução duodenal ou biliar e na suspeita de neoplasia maligna. O tratamento pode ser feito por endoscopia ou cirurgia. A escolha da técnica depende das alterações do parênquima pancreático e sobretudo do ducto pancreático principal.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login