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PARENTALIDADE E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS FILHOS

Tania Gaspar

Ana Cerqueira

Margarida Gaspar de Matos

Fábio Botelho Guedes

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  • Introdução

O presente artigo tem foco na parentalidade e na qualidade de vida (QVqualidade de vida) das crianças e dos jovens. A QVqualidade de vida é um constructo multidimensional que inclui a percepção de bem-estar em diferentes áreas e contextos das vidas das crianças e dos jovens, quer ao nível físico, psicológico e social. O ambiente familiar, a comunicação e a relação parental são fatores fundamentais para o desenvolvimento positivo e ajustado dos filhos.

Pretende-se identificar e compreender as caraterísticas parentais e da relação pais–filhos que podem funcionar como fatores ligados à proteção e ao risco no desenvolvimento das crianças e dos jovens.

É importante refletir como outros fatores intervêm no processo da parentalidade, especialmente a idade dos filhos e as respectivas necessidades e os desafios associados às diferentes idades, o gênero dos filhos, assim como a idade e o gênero dos pais. A cultura e os fatores socioeconômicos também podem interferir na relação parental.

O desenvolvimento de competências socioemocionais está associado a uma maior percepção de QVqualidade de vida e a um desenvolvimento mais ajustado e positivo. Desse modo, são apresentadas e refletidas abordagens psicoterapêuticas e de aconselhamento parental no sentido de promover competências nos pais e nos filhos ao nível da parentalidade, em especial, relacionadas com a comunicação, afetividade, supervisão, autonomia, autorregulação e gestão de conflitos.

O artigo, no seu conjunto, ilustra a relação entre a investigação e a intervenção psicológica baseada em evidências, e a proposta de intervenção psicológica na parentalidade e promoção da QVqualidade de vida das crianças e dos jovens em uma perspectiva ecológica e desenvolvimental.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • identificar e caracterizar a QVqualidade de vida das crianças e dos jovens;
  • caracterizar os estilos parentais e outras características parentais relevantes;
  • distinguir os fatores relevantes na parentalidade segundo o gênero e a idade dos filhos;
  • descrever os principais efeitos das características parentais na saúde física, psicológica e mental dos respectivos filhos;
  • caracterizar os principais fatores de risco e fatores de proteção ao nível da parentalidade positiva;
  • discutir estratégias para desenvolver competências parentais e de comunicação;
  • aplicar estratégias para desenvolver competências de autorregulação e procura de suporte social;
  • aplicar as principais estratégias de psicoeducação úteis para pais e para profissionais de educação;
  • analisar os problemas na parentalidade, fazer uma formulação de caso e definir estratégias terapêuticas e sua avaliação.

 

  • Esquema conceitual
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