Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

PIODERMITES E MICOSES SUPERFICIAIS

Juliany Lima Estefan

epub-BR-PROPED-C10V4_Artigo2

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • identificar os sinais e sintomas das piodermites e das micoses;
  • diagnosticar as piodermites e micoses;
  • tratar os casos de piodermites e micoses.

Esquema conceitual

Introdução

As crianças são frequentemente acometidas por infecções bacterianas e fúngicas da pele, com um espectro variável, desde um envolvimento exclusivo da pele — como, por exemplo, no impetigo e na Tinea corporis — até infecções mais profundas do tecido subcutâneo — como, por exemplo, na celulite e esporotricose. Em todas as faixas etárias, as crianças previamente hígidas ou as que apresentem alguma comorbidade podem ser acometidas.1

As piodermites são infecções cutâneas causadas principalmente por bactérias piogênicas dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus. A pele normal é colonizada por bactérias que vivem como comensais e contribuem para a resistência contra a colonização por bactérias patogênicas.

Em algumas condições propícias, esses ou outros microrganismos patogênicos adquiridos podem provocar infecções, especialmente quando há quebra da integridade da pele. O verão é a estação que favorece as infecções de pele, pois cria e facilita um ambiente de calor e umidade necessário para o desenvolvimento de agentes infecciosos.

As infecções de pele são quadros relativamente comuns na pediatria, podendo ser primárias, quando ocorrem na pele previamente saudável, ou secundárias, quando ocorrem sobre uma dermatose preexistente. Nesse contexto, um ponto importante observado recentemente é o aumento da resistência aos antibióticos, assim, o seu uso e a sua escolha devem ser criteriosos.

As micoses ou as infecções fúngicas podem ser superficiais — quando restritas aos tecidos queratinizados, como o estrato córneo, os cabelos e as unhas, não acometendo a derme ou o subcutâneo — e são relativamente comuns na população pediátrica.

Já as micoses profundas acometem os órgãos internos ou as camadas mais profundas da pele. A infecção pode ser adquirida pelo contato com humanos infectados (fungos antrofílicos), animais (fungos zoófilos) ou solo (fungos geofílicos).2,3

Este capítulo irá abordar as principais piodermites e micoses comuns na infância, com seus sinais e sintomas, para auxiliar no diagnóstico e no tratamento dessas infecções.