Introdução
As mudanças do mundo do trabalho, consequência da globalização econômica e da crise do sistema econômico capitalista, afetam todos os países do mundo e todas as pessoas que trabalham, sem exceção. A base dessas mudanças está na disseminação da precarização do trabalho, considerada por Bourdieu1 um sistema político de dominação e de exploração.
Tais mudanças no mundo do trabalho configuram o que Antunes2 denomina “servidão voluntária”, situação que se intensifica no trabalho em enfermagem, trabalho historicamente e na contemporaneidade exercido majoritariamente por mulheres.
Ainda que a maioria dos trabalhadores do campo da enfermagem não esteja consciente das repercussões da precarização do trabalho na sua vida cotidiana, para entender a precarização, é preciso refletir para além do lugar em que se inserem como trabalhadores e da análise das características e das capacidades individuais.
Na gestão do trabalho em saúde, destaca-se a adoção da estratégia da terceirização. Essa se revela, tanto na terceirização das atividades como das atividades fins dos serviços, como serviços produzidos no hospital ou na unidade básica de saúde (UBS), entre outros. A terceirização implica a perda da identidade do trabalhador e a intensificação do trabalho, além de expor trabalhadores a assédio moral, a mais adoecimento e, no campo do trabalho em saúde/trabalho em enfermagem, à ampliação da ocorrência de erro no trabalho.
Para alcançar os objetivos definidos no capítulo, serão abordadas as características dos modelos de gestão introduzidos no campo do trabalho em saúde e em enfermagem, discutido o conceito de precarização e terceirização e identificando suas repercussões na gestão do trabalho e na conformação do valor do trabalho em enfermagem, que se revela no preço pago por esse trabalho, o salário.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar as características dos modelos de gestão do trabalho no campo da saúde e no campo da enfermagem;
- listar os efeitos da precarização e da terceirização na gestão do trabalho em saúde e no campo da enfermagem;
- descrever as consequências da precarização no valor do trabalho em enfermagem.