- Introdução
Os desafios enfrentados por crianças e adolescentes com incapacidades e suas famílias são complexos e influenciados por determinantes sociais e condicionantes de saúde. Considerando tais aspectos, o Estado brasileiro desenvolveu ações que permitem transformar o modelo assistencialista, tradicionalmente limitante, em condições que possibilitem a essas pessoas, que sofrem diferentes formas de exclusão, exercer a posição de protagonistas de sua emancipação.
O enfrentamento dos determinantes sociais de saúde não é responsabilidade apenas das políticas públicas, mas também dos profissionais e dos serviços de saúde. Nesse contexto, o conceito de promoção da saúde se destaca.
É preciso que os profissionais e serviços de saúde ampliem seu escopo de atuação, considerando os impactos dos determinantes sociais na condição de vida e saúde. A equipe de reabilitação pode utilizar algumas ferramentas para identificá-los e buscar estratégias de atuação sobre eles. Já existem alguns marcos legislatórios e documentos nacionais e internacionais que discutem e propõem estratégias intersetoriais para a promoção da saúde, incluindo a saúde das crianças.
Neste capítulo, serão apresentados determinantes de saúde e ações de promoção da saúde da criança e do adolescente com deficiência, bem como possibilidades assistenciais para intervenções nesse contexto.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar aspectos conceituais de promoção da saúde;
- descrever o contexto da criança e do adolescente com incapacidades;
- identificar os determinantes sociais na condição de saúde de crianças e adolescentes com incapacidades;
- conhecer ferramentas de identificação das barreiras da reabilitação da criança e do adolescente com incapacidades;
- discutir estratégias de promoção da saúde.
- Esquema conceitual