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SISTEMA SENSÓRIO-MOTOR E CONTROLE POSTURAL DA CRIANÇA

Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias

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  • Introdução

O estudo sobre a influência do sistema sensório-motor no controle postural (CPcontrole postural) da criança envolve o conceito de CPcontrole postural, bem como o entendimento das bases neuroanatômicas e neurofisiológicas dos sistemas sensoriais em associação com o desenvolvimento infantil.1

O CPcontrole postural compreende a organização dos segmentos corporais na execução de atividades funcionais em situações estáticas e dinâmicas. O termo estática é abordado em um contexto didático, pois é preciso considerar que o corpo realiza ajustes posturais constantes para manter os segmentos corporais sem movimentação aparente.2

As bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do sistema sensório-motor compreendem a organização anatômica e a interferência de cada sistema sensorial para a aquisição do CPcontrole postural em situações estáticas e dinâmicas, de acordo com o desenvolvimento da criança. O entendimento da aquisição motora no desenvolvimento infantil típico e a compreensão da influência do sistema sensório-motor no CPcontrole postural possibilitam o direcionamento de intervenções a fim de estimular a aquisição de estabilidade, mobilidade e equilíbrio na execução de atividades funcionais pela criança.3

A importância dos equilíbrios estático e dinâmico para o CPcontrole postural é enfatizada pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), na descrição de funções e estrutura do corpo, especificamente em funções do movimento. Os aspectos observados pela CIFClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde sobre as funções do movimento e as funções sensoriais podem fornecer subsídios para que a equipe direcione as metas da intervenção na promoção do desenvolvimento infantil.4

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discutir o conceito de CPcontrole postural;
  • reconhecer os aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos do sistema sensório-motor;
  • identificar como cada sistema influencia o CPcontrole postural;
  • reconhecer a influência do sistema sensório-motor no desenvolvimento infantil e na aquisição motora;
  • relacionar o sistema sensório-motor com a abordagem fisioterapêutica.
  • Esquema conceitual
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