Introdução
As próteses auditivas ancoradas no osso (PAAOprótese auditiva ancorada no ossos) são próteses parcialmente implantadas que utilizam um dispositivo elétrico implantado cirurgicamente ao osso que permite transmissão direta de vibração para a cóclea.
Essas próteses são alternativas para a reabilitação auditiva de casos selecionados que não se adaptam ao aparelho de amplificação sonora individual (AASIaparelho de amplificação sonora individual). Podem ser indicadas para pacientes com perda auditiva mista bilateral ou condutiva, com gap aéreo-ósseo maior do que 30dB e para surdez unilateral. Estima-se que hoje há mais de 150 mil usuários de PAAOprótese auditiva ancorada no ossos no mundo.1
As primeiras PAAOprótese auditiva ancorada no ossos eram percutâneas. Nos últimos anos, com o aprimoramento da tecnologia, foram desenvolvidas próteses transcutâneas. Enquanto as complicações intraoperatórias são pouco comuns, sendo a hemorragia a principal delas, as complicações cutâneas pós-operatórias podem ser prevalentes.
Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- reconhecer os diferentes tipos de PAAOprótese auditiva ancorada no ossos existentes no mercado;
- definir as indicações para cada prótese;
- identificar os passos necessários para cada procedimento cirúrgico para o implante das PAAOprótese auditiva ancorada no ossos.