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PSICOTERAPIA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Fernanda Travassos-Rodriguez

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Introdução

Receber o diagnóstico de autismo, ou mesmo de risco para autismo, de um filho é um momento dilacerante para os pais dessa criança. Nesse instante, pulverizam-se todas as expectativas relacionadas à criança que foi sonhada, esperada e idealizada.

O diagnóstico e a detecção precoce do autismo são fundamentais para o avanço da criança, por meio da intervenção precoce, no período do auge da plasticidade neural. Em contrapartida, a mãe e o pai, seus principais cuidadores, ao longo desse período inicial, estão em condições críticas que, muitas vezes, não lhes permite oferecer o melhor de si para o filho.

Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do atendimento psicoterápico aos pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEAtranstorno do espectro autista), para além da psicoeducação sobre o transtorno do filho e do treinamento parental (TPtreinamento parental), oferecido em grande parte dos programas recentes de intervenção precoce baseados em evidências científicas. Entre eles, destacam-se o Early Start Denver Model (ESDMEarly Start Denver Model) e o Pivotal Response Treatment ou Pivotal Response Training (PRTPivotal Response Treatment), como também é chamado.

A psicoterapia de pais no contexto do TEAtranstorno do espectro autista oferece acesso a pontos essenciais necessários para alavancar o desenvolvimento da interação pais e filhos, tão fundamental quando se tem crianças pequenas com autismo.

Os conceitos teóricos mais frequentemente abordados nas psicoterapias para pais de filhos com TEAtranstorno do espectro autista são:

 

  • processo de adaptação parental ao filho com TEAtranstorno do espectro autista;
  • reformulação das crenças parentais sobre autismo e deficiências, assim como acerca da parentalidade em todas as suas formas;
  • desenvolvimento de resiliência;
  • manejo do estresse parental que se dá tanto em função da sobrecarga adaptativa referente à nova realidade quanto em relação ao cumprimento de metas em função da intervenção precoce da criança.

Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • definir TEAtranstorno do espectro autista;
  • reconhecer o impacto da criança com TEAtranstorno do espectro autista nos pais;
  • reconhecer a importância do desenvolvimento de habilidades parentais e da psicoeducação para pais de crianças com TEAtranstorno do espectro autista;
  • identificar como a intervenção em terapia cognitiva pode ajudar a mãe e/ou o pai de uma criança com TEAtranstorno do espectro autista.

Esquema conceitual

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