- Introdução
A psoríase é uma condição crônica inflamatória da pele, imunomediada, não transmissível, caracterizada geralmente por placas eritematoescamosas que podem acometer toda a superfície corporal, além da possibilidade de acometimento articular.
A psoríase está associada a várias comorbidades, como síndrome metabólica (SMsíndrome metabólica), depressão, doenças inflamatórias intestinais, uveíte, entre outras.
A propósito do que se sabe sobre a etiopatogenia da psoríase, muitas concepções mudaram nos últimos anos. O objetivo principal deste artigo é esclarecer que a psoríase não é doença exclusivamente cutânea, mas que apresenta alterações sistêmicas relacionadas a si, as quais podem levar ao aumento da morbidade e da mortalidade nos seus portadores.
O conhecimento sobre os desfechos esperados durante a terapêutica e, principalmente, sobre quando se deve considerar um tratamento prévio como falho, necessitando de mudança da terapia, também será abordado neste artigo.
Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar as principais características da psoríase, como apresentação clínica, gravidade e comorbidades associadas;
- reconhecer as alterações sistêmicas relacionadas à psoríase;
- estabelecer o diagnóstico da psoríase, reconhecendo as principais doenças que cursam com o seu diagnóstico diferencial;
- propor o tratamento adequado ao indivíduo portador de psoríase.
- Esquema conceitual